(19)

(19)

Qualificação de Operação

A qualificação de operação nada mais é do que o conjunto de operações que é realizado em equipamentos e maquinários variados para atestar o seu desempenho e boa qualidade, desempenhando, assim, a sua função de acordo com o previsto. Realizar a qualificação de operação é de vital importância para garantir que todos os equipamentos estejam próprios para a utilização, minimizando problemas, imprevistos e uma ampla gama de prejuízos para os setores laboratoriais, industriais, hospitalares e demais segmentos que se beneficiam com a sua utilização.

Descubra como funciona o processo de qualificação de operação

Como mencionado anteriormente, a qualificação de operação tem como objetivo atestar a eficiência no funcionamento de máquinas e equipamentos, garantindo que estejam funcionando de acordo com o previsto, em todas as faixas operacionais consideradas.

Uma operação obrigatória no setor, a qualificação de operação é realizada após a conclusão da qualificação de instalação por meio de um conjunto de operações feitas com o uso de equipamentos e ferramentas para atestar a precisão de resultados dos sistemas analisados.

Entre as edificações que podem fazer as qualificações de operação estão:

  • Laboratórios de análise e pesquisa;
  • Indústrias Farmacêuticas;
  • Indústrias Alimentícias;
  • Hospitais.

Sendo assim, é um processo fundamental para evitar que tenha prejuízo com o funcionamento de máquinas e equipamentos, assegurando que todos estejam funcionando com eficiência e de acordo com as especificações operacionais.

Portanto, é de extrema importância que a qualificação seja realizada por uma empresa especializada no segmento para garantir a assertividade da análise.

Outras informações sobre a qualificação de operação

Realize a qualificação com a ECC Certificação, uma empresa conceituada que é sinônimo de alta qualidade e eficiência. Saiba mais entrando em contato!